Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Importância Do Gerenciamento De Projetos Nas Empresas

Atualmente, a rapidez com que as mudanças acontecem no ambiente empresarial tem levado um número cada vez maior de empresas a executarem projetos no seu dia-a-dia.
Atualmente, a rapidez com que as mudanças acontecem no ambiente empresarial tem levado um número cada vez maior de empresas a executarem projetos no seu dia-a-dia.
Competitividade acirrada, margens de lucro estreitas, clientes exigentes e avanços tecnológicos constantes, caracterizam um cenário ideal para a execução de projetos já que tudo tem que acontecer em um prazo cada vez menor e utilizando menos recursos financeiros.
Gerenciar bem os projetos dentro da empresa, sejam eles o lançamento de um produto, a abertura de uma nova filial, a readequação de um processo produtivo ou a implantação de uma nova tecnologia, tornou-se não apenas um diferencial competitivo para as organizações mas, sobretudo, uma questão de sobrevivência.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo PMI-RJ mostra que 72 % dos projetos empresariais apresentam problemas de não cumprimento de prazos, ocasionando prejuízos financeiros e, o que é mais grave, prejuízos intangíveis como perda de credibilidade perante o cliente, desmotivação da equipe, entre outros.
Nessa mesma pesquisa observou-se que 82% das empresas pesquisadas mostraram-se dispostas a investir no desenvolvimento e implementação de metodologias de gerenciamento de projetos reconhecendo a importância do tema no contexto empresarial atual.
Conseqüentemente, aumentou nos últimos anos a demanda por profissionais que conheçam as metodologias e saibam gerenciar projetos.
Dentre as áreas de conhecimento de projetos que esses profissionais devem dominar, destacam-se, não só o controle de prazos e custos, mas, também, controle de riscos, de recurso humanos e de contratações.
Conclui-se que, longe de ser só mais uma entre tantas teorias de administração de empresas, o gerenciamento de projetos é questão preponderante na otimização de resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário